Imagem da Semana:

Imagem da Semana:
7 de Junho de 2010: Mãe chinesa ensina os primeiros passos ao seu filho num bairro em Pequim por: Cátia Martins

domingo, 28 de fevereiro de 2010

CHINA:

Na China, onde a Internet tem registado crescimento espectacular, já contando com 136 milhões de usuários graças à evolução, iniciada em 1978, de uma economia centralmente planeada para uma nova economia socialista de mercado, é outro exemplo de nação notória por tentar limitar a visualização de certos conteúdos considerados "sensíveis" pelo governo, como do Protesto na Praça Tiananmem em 1989, além disso em torno de 923 sites de noticias ao redor do mundo estão bloqueados, incluindo CNN e BBC, sites de governos como Taiwan também são proibidos o acesso e sites de defesa da independência do Tibete. O número de pessoas presas na China por "acção subversiva" por ter publicado conteúdos críticos ao governo é estimado em mais de 40 ao ano. A própria Wikipédia já sofreu diversos bloqueios por parte do governo chinês.

By: Wikipédia

Comentário pessoal:
Acho este paragrafo relevante uma vez que, entramos na matéria das TIC e do seu papel a vários níveis como também, permite reflectir que este processo de globalização não atinge só vantagens, como quase tudo na vida, este livre fluxo de informações também é tido como ameaça para determinados governos e entidades que se deparam com informações que pretendem limitar aos seus povos.

Cátia Martins 12ºF :)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010



VINTE MILHÕES DE PEIXES VÃO AJUDAR A LIMPAR O TERCEIRO MAIOR LAGO DA CHINA

Cerca de 20 milhões de peixes que se alimentam de algas vão ser lançados no lago Taihu, o terceiro maior da China, de momento ameaçado com a proliferação de algas devido à poluição, anunciaram as autoridades.
A poluição é um problema recorrente neste lago com 2400 quilómetros quadrados, que se estende pelas províncias de Zhejiang e de Jiangsu, na zona Este do país. A degradação da qualidade da água deve-se aos resíduos industriais e agrícolas, que causam a proliferação de algas aquáticas e a falta de oxigénio da água.No ano passado, as autoridades já libertaram no lago dez milhões de peixes, sobretudo carpas.Em comunicado divulgado ontem, a Administração das Pescas no lago Taihu informou que mais 20 milhões de peixes serão lançados às águas, no âmbito de uma campanha orçada em 920 mil euros e financiada pelo Governo e donativos.Em 2007, mais de 2,3 milhões de pessoas ficaram privadas de água por causa da presença maciça de algas naquele lago, importante fonte de água potável para a região.Actualmente estima-se que 70 por cento dos cursos de água e lagos na China estão poluídos.


COMENTÁRIO : olhando para esta noticia com um olhar ecológico, de facto choca qualquer ambientalista e até mesmo quem não o seja. Contudo reparando para o remetente - a china - o choque torna-se imediatamente menor tendo em vista o país populoso e industrializado que a china representa. Noentanto não é uma justificação 100% válida pois já está mais do que na hora de tomar medidas, "à medida" do seu país, isto é descomunais.


in Público, 24 de fevereiro de 2010;

Sara Pereira

domingo, 21 de fevereiro de 2010

China apresentou um protesto formal aos EUA

O embaixador norte-americano em Pequim foi convocado, ontem, sexta-feira, pelas autoridades chinesas que lhe apresentarem um protesto formal pelo encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama.

O encontro entre Barack Obama e Dalai Lama "prejudica gravemente" as relações sino-americanas, disse, ontem, o Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros. "A acção americana é uma séria ingerência nos assuntos internos chineses, fere seriamente os sentimentos do povo chinês e prejudica gravemente as relações sino-americanas", declarou, ainda, o porta-voz do MNE, em comunicado.

A China reagiu, assim, previsivelmente ao encontro entre o presidente norte-americano que recebeu, anteontem, o prémio Nobel da paz de 1989, apesar da firme oposição e da pressão de Pequim para que a reunião não se concretizasse. Apesar do encontro discreto promovido por Washington, que sublinhou o carácter privado e apolítico da reunião, o Governo Chinês convocou, ontem, o embaixador norte-americano em Pequim, para lhe dar conta do seu desagrado.

Em comunicado, o porta-voz do MNE chinês lembra que o encontro de quinta-feira foi "contrário aos compromissos repetidos pela administração norte-americana de reconhecimento do Tibete como parte da China e de que não apoia a independência tibetana".

E acrescenta: "Os EUA devem adoptar medidas concretas para manter o crescimento saudável e continuado das relações sino-americanas".

"Forte apoio"

Recorde-se que após o polémico encontro, Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, explicou, também em comunicado, que durante a reunião com Dalai Lama, Barack Obama manifestou o seu "forte apoio" aos direitos do povo tibetano. "O presidente louvou o compromisso de Dalai Lama de não violência e a sua busca de diálogo com o Governo chinês", acrescentou Robert Gibbs.

Desde a administração de George Bush, todos os presidentes norte-americanos receberam o líder espiritual dos tibetanos na Casa Branca, apesar dos repetidos protestos da China. Dalai Lama, de 73 anos, fugiu do Tibete em 1959, depois de um golpe frustrado contra as autoridades chinesas na região, vivendo, desde então, no exílio.

Fonte : JN

Data: 20/02/2010

Comentário pessoal: Esta notícia só vem provar que a China é um perigo até para os EUA porque para além de ser ambiciosa e não olhar a meios para atingir o progresso também é um país 'invejoso' uma vez que, causa tanto alarido só por causa de um prémio. No que diz respeito aos EUA também não dão grande exemplo pois para saírem gloriosos 'calcam' muito os outros o que na minha opinião, não é um crescimento saudável.

Cátia Martins 12ºF



domingo, 14 de fevereiro de 2010

Chineses entram no Ano do Tigre


Os chineses celebram hoje, domingo, a entrada no Ano do Tigre, que é visto como um símbolo de coragem e vigor mas também de mudança e revolução.

Este é um dos signos do milenar Zodíaco chinês, que se repete de 12 em 12 anos. E, também de 12 em 12 anos, muitos preferem adiar a cerimónia do casamento, que desejam eterna.

"O tigre é um símbolo de força e de mudança e há chineses que não se casam nesses anos", contou à Lusa Connie Lee, 27 anos, que em 2005 abandonou a China para viver em Portugal. A tendência deve manter-se até 02 de Fevereiro de 2011, dia em que começa o Ano do Coelho.

"Por tradição, será um ano de pouco casamento", acrescenta,Ana Cristina Alves, especialista em cultura chinesa, do Centro Científico e Cultural de Macau.

"O tigre é um animal impetuoso, dado a transformações. Normalmente, os anos Tigre coincidem com anos de revolução. Por exemplo, o 25 de Abril foi num ano Tigre", concretiza.

Entre as celebridades Tigre encontram-se mulheres como Agatha Christie, Marilyn Monroe, Penelope Cruz ou a rainha Isabel II.

O Ano do Tigre termina a 02 de Fevereiro de 2011, seguindo-se o Ano do Coelho, e depois o do Dragão, o único animal mítico da colecção.

Fonte: JN

Comentário pessoal: Com esta notícia conseguimos ver o quanto a cultura chinesa é diferente da ocidental e quanto eles levam as tradições ao rubro. Na minha opinião, para além de ser uma tradição criativa e alegre é extremamente interessante e misteriosa.

Cátia Martins = D

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

China diz que Net está "completamente aberta" no país

2010-02-03

A Internet na China está "completamente aberta" e "a China é, na realidade, vítima de ataques de piratas", declarou o chefe da diplomacia chinesa, Yang Jiechi, a propósito do conflito com o motor de busca norte-americano Google.

"A Internet na China está completamente aberta e a China representa um dos mercados mais dinâmicos no domínio Internet", declarou o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros durante uma conferência de imprensa em Paris com o homólogo francês, Bernard Kouchner.

"Estamos sempre dispostos a acolher as empresas estrangeiras, incluindo as empresa de Internet. Vamos continuar a fornecer-lhes um ambiente propício aos seus negócios. Ao mesmo tempo, é sempre preciso ter em conta a situação real da China e a tradição cultural", assinalou.

Yang Jiechi disse esperar que "todas as empresas estrangeiras que desenvolvem os seus negócios na China continuem a desenvolver-se de acordo com a lei e a respeitar os interesses dos habitantes chineses".

"A China é, na realidade, vítima de ataques de piratas e nós defendemos uma cooperação para lutar em conjunto", frisou.

Bernard Kouchner disse, domingo, que iria pedir "explicações" ao seu homólogo sobre o conflito com o Google, considerando "um pouco preocupante" a vontade atribuída à China de colocar "sob vigilância" a informação que circula na Internet.

O Google denunciou em meados de Janeiro ataques informáticos em massa com origem na China e ameaçou retirar os seus serviços do país. O caso levou a uma contenda diplomática entre Washington e Pequim, que nega qualquer responsabilidade nos ataques informáticos.

Fonte: JN

Comentário pessoal: A China é um país que cada vez domina mais o mercado até, na Internet como podemos concluir deste artigo. O facto é que criam condições para atrair o maior numero de empresas estrangeiras e, por vezes, não olham a meios para atingir os fins.


Cátia Martins 12ºF.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Luz para carregar telemóveis no Haiti

Uma empresa de telecomunicações holandesa não ficou indiferente à tragédia no Haiti e decidiu doar mil telemóveis que funcionam a energia solar, noticiou o jornal inglês 'The Telegraph'.


Na sequência do sismo que abalou o Haiti no passado dia 12 de Janeiro, as redes telefónicas também foram afectadas, tendo ficado sem funcionar durante alguns dias. Algumas, porém, passadas apenas 24 horas já estavam activas. A grande preocupação das pessoas não foi, portanto, ficar incontactável, mas sim manter os telemóveis com as baterias carregadas.

Relembre-se que muitas pessoas só foram salvas porque enviaram mensagens escritas enquanto se encontravam presas debaixo de edifícios destruídos.

Estes factos foram tomados em conta pelas empresas, e analisados com o intuito de serem tornados rentáveis.

Foi neste contexto, então, que a empresa de telecomunicações holandesa Intivation chegou à conclusão que seria importante desenvolver uma forma de tornar possível o carregamento das baterias dos telemóveis, através de energia solar. Criaram, para o efeito, telemóveis que funcionam a energia solar.

Para além da questão ecológica, a grande mais-valia dos telemóveis desta empresa em concreto, é o facto de terem sido concebidos de modo a que a sua autonomia, mesmo num dia cinzento, seja 20 vezes superior a qualquer outra que funcione a energia solar.

Esta ideia destina-se maioritamente a países com recursos escassos, nomeadamente, ao nível da rede eléctrica, como é o caso do Haiti, por ser um país muito pobre.


Comentário: Acho que posso dizer que ainda existe no mundo pessoas boas e que gostam de ajudar quem mais precisa.
Antes de ler a notícia toda achei uma estupidez, pensei que o mais importante para as pessoa do Haiti fosse alimentos, no entanto, após ter lido toda a notícia apercebi-me que estava a ser parva por ter reagido daquela maneira sem primeiro ter conhecimento da notícia.
Agora sim, após ter lido a notícia concordo com esta empresa holandesa! Tudo bem que os haitianos precisem de alimentos, roupas, etc, mas de certeza que estes telemoveis vão ser uma mais valia... Ao menos o que conta é a intenção, e isso nem toda a gente tem.

Fonte: Correio da manhã
7 de Fevereiro de 2010

Sofia Sousa

sábado, 6 de fevereiro de 2010

'Imagens do outro mundo'














"Um pai indiano leva os filhos para a escola numa bicicleta, em Nova Deli"

Fonte: JN

Comentário: Se todos fizesse-mos o mesmo que este senhor o mundo não estava tão poluído mas, de qualquer maneira, um país como a Índia não tem mesmo outra alternativa porque, para além de ser um dos países que mais polui , também a população vive muita pobreza.

Data: 6 de Fevereiro de 2010

Cátia Martins 12ºF

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cinzas de Gandhi Espalhadas na Costa Sul Africana


Cinzas de Gandhi espalhadas na costa sul-africana

Só no ano passado as cinzas foram entregues à família pela mulher que as detinha.


Depois do Mahatma Gandhi ter sido assassinado, há 62 anos, as suas cinzas foram distribuídas pelos amigos, família e seguidores do pai da Independência indiana. Agora, algumas dessas cinzas vão ser espalhadas sobre a costa da África do Sul, depois de terem sido devolvidas à família de Gandhi há um ano.
Segundo Ela Gandhi, uma das netas do pacifista, mais de 200 membros da família e amigos irão deslocar-se à África do Sul para assistir à cerimónia que terá lugar junto a Durban.
Assassinado por um fanático hindu a 30 de Janeiro de 1948, Gandhi fizera da África do Sul a sua casa durante 21 anos. Ali trabalhou como advogado e activista.


Comentário: em primeiro lugar será importante esclarecer quem foi Gandhi. Gandhi foi um advogado que, na africa do sul, foi lider da minoria indiana oprimida e é celebremente conhecido e chamado de mahatama que significa grande alma. Terá se tornado pela sua filosofia de vida que era baseada, essêncialmente no principio da não violência como forma de luta contra as injustiças. Esta breve explicação sobre quem foi Gandhi justifica a popularidade deste.

contudo, parece-me justo que as suas cinzas sejam depositadas onde foi o seu local de maior "actividade" e luta - a Africa do Sul. Noentanto parece-me mesmo justo separar pelas demais pessoas os seus restos mortais.


SARA PEREIRA

IN, DIÁRIO DE NOTICIAS, 2 DE FEVEREIRO DE 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dinossauros tinham penas laranjas, pretas e brancas

O terópode "Sinosauropteryx", um pequeno dinossauro bípede que vivia há cerca de 125 milhões de anos, tinha anéis alternados de laranja e branco, até à cauda, e a ave primitiva "Confuciusornis" tinha manchas de branco, vermelho e castanho alaranjado ao longo do corpo. Os cientistas, que relatam esta descoberta na revista “Nature”, chegaram a estas conclusões estudando dois tipos de melanosomas, organelos de cor que estão no interior da estrutura das penas e do cabelo nas modernas aves e mamíferos, e são responsáveis pelos tons de negro, cinzento e as várias paletas de laranja e castanho.

Estas melanosomas foram descobertos em penas de numerosos fósseis de aves e dinossauros encontrados na China – onde se encontram jazidas preservadas em excelentes condições e se fizeram descobertas muito importantes para ajudar a compreender a história dos dinossauros.
Estas descobertas, dizem os cientistas (a equipa inclui chineses, britânicos e irlandeses) confirmam o já substancial corpo de provas de que as aves evoluíram a partir dos terópodes (dinossauros carnívoros). “Agora sabemos que as penas mais simples, em dinossauros como o "Sinosauropteryx" estavam apenas em zonas limitadas do seu corpo – por exemplo, numa espécie de coroa, ao longo da coluna, e à volta da cauda – pelo que ao nível da regulação térmica só poderiam ter uma função muito limitada”, comenta Michael Benton, da Universidade de Bristol, citado num comunicado de imprensa da instituição.



Comentário: será que isto é mesmo verdade? há tantas coisas por explicar que nem sei bem o que pensar. questiono-me muitas vezes sobre este tipo de coisas e sinceramente não obtenho respostas... acho que nunca as vou ter.
Mas até era engraçado se fosse mesmo verdade, ao menos eram coloridos... não eram tão feios!!! eheh =)

Fonte: Público
1 de Fevereiro de 2010

Sofia Sousa

"...buuu!"

"Uma enorme tempestade de areia atravessou mais de 1500 quilómetros do continente australiano, tendo no caminho praticamente paralisado Sydney. Com mais de cinco milhões de toneladas de pó a voar, o grande receio é que a camada superficial e mais fértil do solo tenha sido arrastada para o mar, deixando a agricultura, já aflita com tremendas secas, numa situação dramática."

Fonte: Notícias Magazine - 11 de Outubro de 2009


Cátia Martins; 12ºF. :')

"...VIVA!"

"Um homem, de seu nome Suang Puangsri, vive na Tailândia na companhia de mais de 4500 escorpiões. Depois de muitos anos a cozinhar-los e a vender-los como aperitivos, este budista convertido resolveu penitenciar-se pelo mal que fez aos aracnídeos e agora cria e alimenta milhares no primeiro andar da sua casa. Já perdeu a conta às vezes que foi picado, mas garante que já é imune ao veneno."


fonte: Notícias Magazine
Data: 11 de Outubro de 2009


Cátia Martins;12ºF. : D

Balanço final da volta ao mundo – Da Europa à Indochina por Filipe Morato Gomes:

" Catorze meses a viajar de forma solitária pelo mundo é seguramente uma experiência única. Ao longo dessa aventura, marquei encontro com acontecimentos dramáticos como o tsunami, na Ásia, ou as manifestações populares, na Bolívia, e fui acumulando memórias intensas que recupero agora. Um balanço final dividido em três partes e que começa com os momentos mais marcantes vividos entre a Europa e a Indochina."

"Parti de Portugal com o objectivo de circunscrever o globo, seguindo quase continuamente para leste. Percorri parte de alguns gigantes asiáticos, como a Rússia ou a China. Países misteriosos como a Mongólia, o Laos, o Camboja ou Myanmar (antiga Birmânia). O mais novo país do planeta, Timor-Leste. O inesquecível Vietname, a instável Bolívia. Países desenvolvidos como a Austrália ou o Chile. Alguns típicos bilhetes-postais como um punhado de ilhas tailandesas e outras tantas na parte malaia do Bornéu. A mística Bali, na Indonésia. E muitos outros lugares. E, de permeio, um doloroso parêntesis nesta odisseia planetária, vestindo a pele de repórter fotográfico em locais atingidos pelo tsunami, Sri Lanka e Tailândia, na mais difícil experiência de toda a viagem.
Regressei a Portugal após completar catorze meses de vida errante. Sessenta e uma semanas sem poiso fixo, de mochila às costas, máquina fotográfica em punho e sentidos despertos. Dias inesquecíveis repletos de experiências marcantes, povos acolhedores e um punhado de insignificantes decepções. Tempo de grande enriquecimento pessoal.
Não é fácil seleccionar momentos especiais de entre tantas vivências inolvidáveis. Foram muitos meses de culturas diferentes e novas experiências. Chocantes e dolorosas, por vezes; comoventes e prazenteiras, as restantes. De pessoas que se cruzaram no meu caminho. De instantes irrepetíveis. É um exercício ingrato, a selecção desses momentos. Mas há algumas ocasiões que, na altura de remexer no baú das memórias, se destacam com naturalidade. Na primeira parte deste balanço, aqui ficam alguns dos momentos mais marcantes dos meses iniciais desta volta ao mundo. Aqueles em que fui da Europa até à antiga Indochina."


"Khongoryn, Mongólia, 14 de Agosto de 2004

Passei mais de duas semanas a percorrer o interior da Mongólia, num veículo de tracção total, por estradas inexistentes. Foram dias de descoberta permanente, num país ainda fora dos roteiros internacionais do turismo de massas. Para além das paisagens deslumbrantes, da comida intragável, da curiosidade e amabilidade das pessoas, da extraordinária arte do canto gutural mongol e do contacto com tradições muito distintas das ocidentais, há algo que recordo claramente. Estava em Khongoryn, no deserto de Gobi. Era uma noite fria, escura, sem nuvens. Foi quando as estrelas invadiram sem pudor os céus do deserto."

"Shine Ider, Mongólia, 22 de Agosto de 2004

Shine Ider. Nunca ouvira falar de tal lugar mas foi lá, nas pradarias de uma Mongólia escassamente povoada, que vivenciei uma das mais extraordinárias experiências desta odisseia. Uma família mongol recebeu-nos, a mim e outros cinco viajantes, em sua casa. Era, na verdade, uma tenda. Mudaram-se para uma barraca vizinha para que tivéssemos um lugar para pernoitar. Apesar dos pedaços de carne e de queijo de iaque que secavam na estrutura da tenda e que provocavam um odor nauseabundo, rendemo-nos à hospitalidade da família. Tudo era genuíno. Por um dia, vivemos como mongóis. Ajudámos a ordenhar os iaques e a cortar lenha. Observámos a preparação de uma caçada e montámos a cavalo. Divertimo-nos em conjunto. Comunicando com gestos, com o olhar, com expressões faciais. Sem uma única palavra em comum."

"Jinshanling, China, 5 de Setembro de 2004

Foram apenas dez quilómetros a pé. O suficiente, no entanto, para me render ao encanto bruto de uma das mais impressionantes edificações da humanidade. E perceber que a Grande Muralha oferece aos visitantes duas realidades bem diversas. Em Jinshanling, tal como em Simatai, a sua estrutura estava restaurada e bonita, escondendo o passar dos séculos com argamassa dos tempos modernos. Entre esses lugares, a muralha original. Destruída pelo tempo. Menos bela mas mais autêntica. Colossal. Serpenteando pelo topo das montanhas até desaparecer no horizonte. Literalmente. Nunca me senti tão pequeno e insignificante como naquele dia."

"Kunming, China, 27 de Setembro de 2004

Enquanto caminhava, ouvia os sons de alguns instrumentos e de vozes femininas misturados com o chilrear da passarada. Estava num parque dos arredores de Kunming, a melhor forma de escapar à poluição desmesurada de uma grande cidade chinesa. Aproximei-me dos sons. Um grupo de velhotes reformados estava sentado numa espécie de coreto. Juntavam-se ali todos os dias para tocarem e cantarem músicas tradicionais. Sentei-me. Escutava, inebriado, a música que saltava dos seus instrumentos quando, de repente, um instrumento em forma de bandola me veio parar às mãos. Improvisei uma melodia, os velhotes acompanharam. Sorrimos, continuámos a tocar. Por momentos, era como se fizesse parte daquele grupo de velhotes reformados. Unidos pela música, num intercâmbio perfeito."



"Hanói, Vietname, 9 de Outubro de 2004

Sempre me senti mais confortável em lugares pequenos do que em grandes cidades. Hanói foi uma das poucas excepções. Apesar dos seus quatro milhões de habitantes, a capital do Vietname tem um charme especial. É deliciosamente caótica. Tem personalidade. O seu centro histórico pulula de vida. Nem os milhares de motorizadas que circulam endiabradas pelas ruas, ocupam passeios e tornam uma aventura qualquer tentativa de atravessar as artérias citadinas, mancham esse encanto. Por todas as razões, Hanói fica guardada como uma das mais surpreendentes capitais que tive oportunidade de conhecer."

"Sapa, Vietname, 17 de Outubro de 2004

Quando cheguei a uma aldeia habitada pela minoria étnica Thai, situada na região montanhosa de Sapa, no norte do Vietname, estava prestes a ter lugar um grande acontecimento na aldeia. Um casamento estava marcado para daí a dois dias. Instalei-me na casa da família da noiva. Dezenas de familiares, oriundos das redondezas, chegavam para ajudar nos preparativos das festividades. A azáfama era intensa. Mataram-se porcos. Fizeram-se novos cachimbos de bambu e novos pauzinhos para a refeição da boda. À noite, os homens reuniram-se para jantar e as garrafas de vinho de arroz começaram a circular de mão em mão. Convidaram-me a brindar, de golada, uma, duas, dez vezes. Recusar era uma ofensa. Era como se pertencesse à família. Até que me convidaram para ficar para o casamento. Declinei o convite para prosseguir viagem com os companheiros de ocasião. Um dos poucos momentos em que me arrependi de uma decisão tomada."

"Nha Trang, Vietname, 31 de Outubro de 2004

Passeava na marginal de Nha Trang quando vi aquele homem. Caminhava sem pernas, tinha apenas uns pés minúsculos e deformados colados na bacia, os braços inexistentes, o olhar triste implorando ajuda. Era o que restava de alguém afectado pelo nefasto Agente Laranja. Haveria de visitar o Museu da Guerra, em Saigão, onde se exibia uma vasta colecção de fotografias tiradas durante a Guerra do Vietname. Haveria de ver caras queimadas pelo napalm. Haveria de ver gente com deformações inacreditáveis em todas as partes do corpo. Haveria de ver tudo isso, em fotografias. Mas, naquele dia, em Nha Trang, não estava preparado para enfrentar a crueldade do momento. Cobardemente, afastei o olhar."

"Phnom Phen, Camboja, 15 de Novembro de 2004

Numa das salas do Museu do Genocídio Tuol Sleng, em Phnom Pehn, capital do Camboja, havia uma mostra de trabalhos de um pintor cambojano, um dos raros sobreviventes de um campo de detenção. Eram telas que retratavam a forma como o regime de Pol Pot eliminava crianças de tenra idade. Numa delas, um soldado prendia um bebé pelos pés e arremessava-o em direcção a uma árvore de grande porte, esmagando sem piedade a cabeça do recém-nascido. “Para poupar balas”, alguém me explicou."

"Siem Riep, Camboja, 22 de Novembro de 2004

Aki Ra já combateu de ambos os lados do conflito cambojano. Primeiro, enquanto criança, ao lado dos Khmer Vermelhos. “Abria caminho” em terrenos minados, à frente das colunas militares. Depois, ao lado dos exército vietnamita e cambojano. Minava o solo. Anos mais tarde, já adulto, disposto a apagar o passado a que fora forçado, fundou o Museu das Minas Terrestres de Aki Ra. Percorre agora todas as províncias do Camboja, sozinho, para cumprir aquele que se tornou o desígnio do resto da sua vida: “Tornar o Camboja um país mais seguro para o meu povo”. Com o auxílio de um pau e dos seus próprios pés - que usa para detectar os engenhos -, vai desminando, lenta e pacientemente, os campos que, um dia, ajudou a infestar de minas terrestres."

" Luang Prabang, Laos, 20 de Dezembro de 2004

Todas os dias, por volta das seis horas da madrugada, os habitantes de Luang Prabang, no Laos, desciam às ruas com um propósito muito especial. Alimentar os monges que habitam nos templos da cidade. Nos passeios, as mulheres esperavam ajoelhadas sobre uma esteira, os homens de pé. À hora certa, de todos os templos de Luang Prabang - e são imensos -, filas de monges de todas as idades saíam às ruas para recolher as oferendas. Muito arroz pegajoso, pequenas doses de comida embrulhadas em folhas de bananeira, uma peça de fruta, algum dinheiro e um ou outro doce. Numa cidade com tantos e tão belos templos, o ritual tinha proporções invulgares. Com os monges fora dos templos, as ruas tingiam-se de laranja e açafrão."

fonte: http://www.almadeviajante.com/volta-ao-mundo/voltaaomundo-indochina.php

Cátia Martins;12ºF
.

"Tremor de terra provoca tsunami no Pacífico:"

Data: 29 de Setembro de 2009

"Um grande terremoto submarino provocou fortes ondas no arquipélago de Samoa nesta terça-feira (29). O tremor foi de 8 graus na Escala Richter e a 50 km de profundidade. O Instituto Geológico dos Estados Unidos cancelou o alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Ao menos um vilarejo foi atingido por ondas de 4,5 m de altura e segundo fontes locais, 100 pessoas morreram[1] e muitas outras ficaram feridas.

O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Apia, capital de Samoa. O neozelandês Graeme Ansell em entrevista a uma rádio, a partir de uma colina próxima de Apia disse que "Foi muito rápido. Toda a vila foi atingida. Não sobrou um prédio de pé. Todos nós escalamos colinas, e um dos nossos colegas quebrou uma perna. Haverá pessoas com muita necessidade por aqui".

O Japão retirou o alerta de tsunamis por volta das 4 da manhã já desta quarta(30). Um novo tremor de terra ocorreu por volta das 7h15 desta manhã (horário de Brasília) a 50 km da costa de Padang na ilha de Sumatra na Indonésia."

fonte: http://pt.wikinews.org/wiki/Tremor_de_terra_provoca_tsunami_no_Pac%C3%ADfico


Cátia Martins; 12ºF .





"Ásia/tufões: "

"02 Outubro 2009

Phnom Penh, 02 Out. (Lusa) – Pelo menos 125 pessoas morreram nas inundações e deslizamentos de terras causados pelo tufão Ketsana no Vietname, Camboja e Laos (Indochina), depois da morte de 293 pessoas nas Filipinas, onde um novo tufão é esperado sábado.

O número de mortos no Camboja elevou-se hoje a 17, depois de serem encontrados três cadáveres, estando ainda 43 pessoas desaparecidas desde que o tufão atravessou a zona central do país depois de passar pelo Vietname, segundo o Comité Nacional para a Gestão de Desastres.

Um homem morreu na província de Mondulkiri, leste do Camboja, fronteiriço com o Vietname, e duas pessoas afogaram-se quando o barco onde se encontravam foi atingido pelo tufão, na província de Kampong Chhnang, centro do país."


Fonte: http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1378933


Cátia Martins; 12ºF. :)